sábado, 11 de dezembro de 2010

Desafio Literário 2011

Obs.: Esta lista está sujeita a modificações.

       Todos os anos acontece o Desafio Literário Nacional. Nele há a proposta de leitura de no mínimo 12 livros, um por mês e a feitura de uma resenha do livro que leu. A leitura é livre e a cada mês há um tema diferente. O regulamento e uma apresentação melhor podem ser lidos aqui.
        Então... Vamos à lista:

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil

 Titular: Desventuras em série: Mau Começo, de Lemony Snicket
 Reserva 1: Desventuras em Série: A Sala dos Répteis, de Lemony Snicket
 
Reserva 2: Desventuras em Série: O Lago das Sanguessugas, de Lemony Snicket

Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
       Este não é o meu estilo preferido, mas enfim, espero que os livros sejam bons como parecem. =D

 Titular: Mais Pesado que o Céu - Uma Biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross
 Reserva 1: Renato Russo - O Trovador Solitário, de Arthur Dapieve
 
Reserva 2: Olga, de Fernando Moraes

Março - Romance épico
 Titular: O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss (Me apaixonei à primeira vista quando o vi pela primeira vez em uma livraria e esta é uma boa oportunidade de lê-lo)
 Reserva 1: As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia, de Marion Zimmer Bradley
 
Reserva 2: A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin


Abril - Ficção científica

 Titular: Fahrenheit 451, de Ray BradBury
 Reserva 1: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
 
Reserva 2: Eu Sou a Lenda, de Richard Metherson
 



Maio - Livro-reportagem
       Nunca li livros desse tipo antes, já que nunca me interessei...Mas espero que eu consiga ler =S (quem sabe eu gosto, né?)

 Titular: A Sangue Frio, de Truman Capote
 Reserva 1: O Ano em que Trafiquei Mulheres, de Antônio Salas
 
Reserva 2: O livreiro de Cabul, de Âsne Seierstad



Junho - Peças teatrais 

 Titular: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
 Reserva 1: Hamlet, de William Shakespeare
 
Reserva 2: O Mercador de Veneza, de William Shakespeare


Julho - Novos Autores
        Eu queria ter colocado O Véu, de William Nascimento, mas não sei exatamente se ele é um novo autor. Muito provavelmente eu vou mudar essa lista e colocá-lo, antes, irei ter certeza.

 Titular: Todas as Estrelas do Céu, de Emerson Rafael
 Reserva 1: Espelho Quebrado, de Lima Neto
 
Reserva 2: Rede de Sonhos, de Felipe Pan

Agosto - Clássico da literatura brasileira

 Titular: Senhora, de José de Alencar (#BoaOportunidade: este livro está encalhado há anos nas minhas coisas e nunca o li =x)
 Reserva 1: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (Simpatizei com este quando assisti o inicio numa aula de português *-*)
 
Reserva 2: O Alienista, de Machado de Assis


Setembro - Autores Regionais

 Titular: O Menino Mágico, de Rachel de Queiroz
 Reserva 1: O Cão sem Plumas, de João Cabral de Melo Neto
 
Reserva 2: Cartas de Amor a Heloísa, de Graciliano Ramos

Outubro - Nobel de Literatura

 Titular: O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway
 Reserva 1: Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
 
Reserva 2: O Homem Duplicado, de José Saramago

Novembro - Contos

 Titular: Os 100 melhores Contos de Humor Universal, Vários Autores
 Reserva 1: Os Melhores Contos de Medo, Horror e Morte, de Flávio Moreira da Costa
 
Reserva 2: Amor Vampiro,Vários Autores

Dezembro - Lançamentos do Ano

       Esse eu vou copiar e colar do blog oficial do desafio: A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, a seleção dos livros de Dezembro de 2011 será uma surpresa para todos.


        Enfim... Espero ler todos, ou pelo menos a maioria. Irei apresentar a vocês todo mês a resenha de algum ou alguns livros, espero que gostem.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

2010 - Fim de Ano

       Mais um ano se vai. Esse ano realmente marcou. Tristezas e alegrias vieram e se foram. Cresci bastante. Minhas alegrias foram imensas, me mostraram o quanto algumas pessoas são importantes. A minhas tristezas fizeram coisas ainda melhores: Me mostraram o que sou, quem realmente importa, quem está do meu lado e por quem vale meu esforço em fazer feliz. Às garotas do A.N.E.I.E.A., à Malú, à Mônica F., à Raphaela E., à Brenda G., à Barroso, à Tiago M., à Ariel A., à minha família e tantos outros que se eu citar aqui vou acabar me estendendo demais, devo parte do que sou. Pode parecer "gay"(sem preconceito, ok?), besta, brega ou o que for, mas é a verdade.
       Obrigada a todos que me ajudaram a crescer. Obrigada a quem esteve do meu lado, a quem me fez feliz, quem me fez mal e quem saiu de minha vida. Obrigada aos dois primeiros porquê se mostraram deveras incríveis. Obrigada aos dois últimos porquê me ajudaram a crescer e ainda mais aos que saíram de minha vida porquê assim não perco meu tempo em coisas inúteis =D.
       Espero que 2011 seja tão bom quanto. Sentirei muita falta daqueles que estarão distantes, mas sei que a distância nunca quebrará coisas verdadeiras.


Imagem e texto por: Stephanie S. (Desculpem pela má qualidade da imagem - pq eu não tenho photoshop ou algo do tipo, pois não tenho paciencia de baixar - e acabei fazendo no paint mesmo =x)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Entrevista Inédita - Rafaela Menezes

       Hoje apresento-lhes, para quem ainda não conhece, Rafaela Menezes (Foto). 15 anos de idade, autora de Anjo de Lupo(que já apresentei em um post) e "O Último Olhar de Brenda Guerra"(conto maravilhoso que mais tarde apresento a vocês) e outras pequenas histórias, dona do blog "Pensamentos de Rafaela" e uma adorável e doida pessoa. A garota é simplismente excelente. Li e indico os livros e histórias que ela escreveu. Infelizmente ainda não publicados, portanto, à editora que desejar ajudá-la, pode conseguir contato com ela através do twitter: @anjodelupo.
       Há um tempo eu fiz uma entrevista com ela, que eu estava com preguiça de postar, mas agora, logo abaixo vocês vão conferir. É curta, mas é que assim evito spoilers. =D

 Stephanie: Entrevista Relâmpago! Há quanto tempo você escreve?

 Rafaela: (Risos) Desde os 03 anos.

 Stephanie: Você já começou fazendo livros?

 Rafaela: Não, não. Eu comecei escrevendo musicas. Em 2008 eu comecei a escrever livros e hoje em dia sou apaixonada por Anjo de Lupo, meu filhote *o*

 [Risos]

 Stephanie: E de onde vem sua inspiração para suas obras?

 Rafaela: A maioria vem do que estou sentindo no momento. Ou seja, normalmente eu transformo meus sentimentos em ficção.

 Stephanie: Bem interessante isso... Você acha que Anjo de Lupo possa se tornar "modinha" ou acredita que se conseguir sucesso, será algo que possa ser lembrado porgerações?

 Rafaela: Modinha? Não, mesmo. Até por que, em todas as entrevistas que eu fizer, não falarei de coisas fúteis, ou algo assim. E não gosto de fazer de minhas palavras algo que todos se indentifiquem, fazendo a "modinha". Acho que é muito mais interessante fazer as pessoas pensarem: "Não queria estar no lugar dessa personagem." É muito mais intrigante.

 Stephanie: Ham... Então Lupo é uma personagem que faz com que as pessoas não queiram se identificar? O que faz dela uma personagem assim?

 Rafaela: Bom, Lupo é uma garota extremamente fechada, por mais que faça coisas normais com seus amigos. O que ela transparece é que ela seja uma pessoa depressiva, mas é o contrário, ela é forte. O que faz com que as pessoas não queiram estar no lugar dela são as terriveis situações que ela passa. São as piores possiveis! Tanto em sua vida normal, quanto na sobrenetural.

 Stephanie: Nossa! Me fale um pouco sobre Sírius. Como leitora, arrisco dizer que ele é estranho e intrigante.

 Rafaela: Sírius é um cara muito misterioso. Ele tenta ser discreto muitas vezes, mas não consegue esconder segredos. Ele faz de tudo para proteger Lupo e as pessoas que ele ama, de tudo MESMO. Muitas vezes faz a coisa certa da maneira errada, Mas consegue sempre resolver seus problemas.

 Stephanie: E para finalizar nossa entrevista: O que os fãns podem esperar dessa nova promessa da literatura?

 Rafaela: Bom, eles podem esperar uma mudança completa de vida e alterar, quem sabe, muitos conceitos sobre "o que seria a morte", e outros assuntos também. É um livro que parece ficção, mas com uma boa interpretação, aprendemos também que pode ser uma grande lição de vida.

 Stephanie: Rafaela, muito obrigada por ceder esta entrevista. Espero ter mais oportunidades de entrevistá-la, depois de você, quem sabe, chegar ao topo. Sinceramente, torço por você! Seu livro, na minha opinião, é excelente e acredito que seja algo que perdure por gerações. Até mais!

 Rafaela: Eu que agradeço. Espero que a maioria pense desta forma também. Até a próxima. 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Tempestade - Shakespeare

      Em mais uma postagem apresento-lhes A Tempestade, de Shakespeare. A linguagem é bem estranha para a que usamos hoje, possuindo muito drama e romance. Simplismente incrível, na minha opinião.


       A história começa em algo que dá título ao livro: uma tempestade. Nesta, causada por Ariel, um espírito comandado por Próspero, toda a tripulação de um barco perece ao mar. Ali estavam o rei de Nápoles (Alonso), seu filho Ferdinando, seu irmão(Sebastião), uma parte da corte e outras personagens secundárias. Todos eles sobrevivem e acabam se encontrando em uma ilha que é totalmente dominada por Próspero. Este, não coincidentemente, é o Duque de Milão, que foi traído, expulso e obrigado levado ao mar sem destino, praticamente sem nada com sua doce filha Miranda. Sua maior vontade é voltar é voltar ao seu ducado. Em meio à intrigas e desejos, nasce o amor de Miranda e Ferdinando, a inveja de Calibã e a ambição de diversas personagens, dentre elas, o bêbado Estéfano, que deseja tomar a ilha como sua e Calibã como seu escravo e Alonso, Duque ursupador de Milão que manipula Sebastião em busca do reino de Nápoles.

       Uma história emocionante e que vale a pena ler e reler(mesmo sendo extremamente dramático - coisa que não sou muito fan). Ou ver (já que é uma peça, e deve ser encenada por aí). Venho procurando por este livro há uns quatro ou cinco anos e o gosto de terminar de o ler foi simplismente mágico! *-* Bem... Talvez venha a pergunta: "Por que você está procurando este livro há tanto tempo? Não o achou para comprar antes? Por que simplismente não baixou ele logo?",  e a resposta é simples: eu não lembrava o nome. Talvez se pergunte também o porquê deste fascinio por um livro pelo qual nem mesmo o nome sabia, e digo que foi um livro que marcou. Marcou por que eu amei o ler e não pude terminar. Isto porque fiz a burrada de emprestá-lo para alguém que nunca mais me devolveu e eu, com minha excelente memória, confundia o seu nome e o chamava de "A Ilha". Ou então, marcou pela curiosidade que eu tinha de saber o final, sem poder. Ou por ser um dos primeiros livros que realmente li e que me impulsionou ao gosto pela literatura. Quem sabe, né?! Às vezes nem eu entendo minha mente. Finalizando... Indico bastante para aqueles que gostam de romance, drama e intrigas.

domingo, 29 de agosto de 2010

Crazy - Simple Plan


       Numa sociedade em que a ideia de liberdade é tão grande, me impressiona como existem tantos meios de conscientização e abertura de mentes e tão pouca gente de pensamento livre. Boa parte da população humana vive sob manipulação intensa, até mesmo aqueles de mente aberta. Se você quer ser assim, tem que fazer isso e aquilo, não pode gostar disso, e blá, blá, blá. Quem não segue a maioria pode acabar sofrendo uma discriminação negativa(esta aparecendo de várias formas).
       Me chamou atenção a música Crazy, de Simple Plan(quem não conhece pode escutar clicando aqui). A música faz uma crítica à sociedade, como as pessoas dão maior importância ao dinheiro e à beleza, coisas fúteis e sem sentido, levando ao egoísmo. A seguir partes da letra traduzida e minha opinião quanto:
Me diga o que há de errado com a sociedade
Quando em todos lugares que eu olho eu vejo
Garotas morrendo para estar na TV
Elas não pararão até
Terem alcançado seus sonhos
Pílulas para emagrecer, cirurgias
Fotos editadas para as revistas
Dizendo a elas como elas devem ser
Isso não faz sentido para mim
       É interessante a parte das fotos editadas, porque é justamente isso que acontece. Mulheres, principalmente, de todas as idades se prendem à uma ditadura estética. Padrões são estabelecidos para que as pessoas sejam de um jeito e de outro, explícita e implícitamente. E fotos editadas, modificando formas de corpo e rosto, retirando mínimas imperfeições, são ditas como estes. E a maioria aceita esse absurdo, mesmo sabendo que é impossível, ou quase, se tornar daquele jeito(até mesmo para pessoas "ricas, famosas e glamourosas").
"Ninguém se preocupa, ninguém está aqui
Eu acho que todos nós somos muito condenados ao trabalho
Dinheiro é a nossa prioridade
Isso não faz sentido pra mim"
        "O rico cada vez fica rico e o pobre cada vez fica mais pobre.E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o de baixo desce" - Xibom Bombom(As Meninas). Clássico. Desde que o mundo se entende por mundo, a ganância humana supera muita coisa. Mas isto piora cada vez mais. Como pode alguém preferir o dinheiro à qualquer outra coisa na vida? Do que adianta ter dinheiro sem possuir amigos, pessoas verdadeiras ao nosso lado? Bem, essas perguntas já são conhecidas, muitos a fazem. Mas você já parou realmente para pensar ao quê você dá mais valor? Você renega a ganância pela Ética, pela Moral, ou pela Verdade? Reflita.
       Vou parar por aqui. Vou acabar fazendo um texto massante se continuar. Digo que vale a pena ler a letra inteira e refletir sobre ela. Boa parte da humanidade ainda tem muito o quê aprender. Precisamos perceber que a liberdade está na capacidade de pensar por si, e não a partir do que outras pessoas dizem.

Créditos:
Imagem por: Stephanie Santana e Lucas Matos (Java)
Texto por: Stephanie Santana

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Política .


       Eita... Mais um texto chato na Internet. Talvez. Tanta gente nesse país odeia discutir política, mas adora dizer que a política, ou melhor, a politicagem no Brasil é um lixo. Fico indignada com isso. Há alguns anos, as pessoas lutavam para obter direitos. As pessoas iam atrás da democracia. Mulheres buscavam aceitação e inclusão em tudo, lutando contra o machismo intenso da sociedade. Negros formaram grandes grupos culturais para tentar acabar com o racismo e tentar obter seus direitos como cidadões. Hoje a maioria não se interessa por este tipo de coisa. É incrível como acham que sabem tudo, porém não sabem de absolutamente NADA.
       Hoje em dia,  as pessoas até me assustam. Quando é para falar sobre a politicagem, enchem a boca para falar bastante. Falam disso, daquilo e tudo mais. Porém, muitas vezes falam coisas equivocadas, atribuem tudo que acontece aos prefeitos, governadores e presidentes, mas esquecem que tudo passa antes pelos vereadores, deputados e senadores (isso não quer dizer que os outros também não são responsáveis - pois são). Às vezes nem sabem do que estão falando. Muitos nem ao menos sabem em quem votou, se este fez algo de bom ou ruim, quais as propostas dele e etc. Tem gente que vota em desconhecidos ou em ex-famosos. O interessante é que tem gente que diz: "Ah, eu tô votando nesse cara como protesto, porquê ele é um lixo, assim como o país!". POW VELHO! As pessoas votam em qualquer um! Assim nada vai para frente, não é mesmo?! Como você quer que algo melhore, se você não faz nada para isso?
       Ê saudade da época da ditadura. Aconteceram barbáries, mas o povo se uniu, lutou contra o governo e conseguiu!
       Outro dia me disseram: "Não vou votar em x, porque fez isso e aquilo. Mas vou votar em y, apesar de saber que ele não presta.". Eu perguntei o porquê de não votar em um dos outros candidatos. Sabe qual foi a resposta?
       - Ah, com certeza não vão ganhar.
       Andei conversando com alguns colegas e percebi que este não era o único. Vários falaram esse tipo de coisa. OH GHOSH! Será que as pessoas não percebem que se parassem de pensar assim e votassem em quem realmente poderia fazer algo pelo bem comum ou que fosse menos pior, o candidato z poderia até ganhar.
       Causa-me indignação também que as pessoas nem ao menos saibam seus direitos e deveres. Ou sabem, mas não possuem coragem para ir atrás. Fico triste que as pessoas preferem não ter muito trabalho e se acomodar ao que lhe é passado. Por isso nada melhora. Podemos estar subindo cada vez mais em nosso PIB, estamos decadentes em educação e com altos níveis de pobreza.
       Chamou-me a atenção um vídeo do Felipe Neto, em que ele fala sobre a educação. De acordo com o mesmo, se algum político fosse realmente melhorar a educação, iria abolir as escolas particulares e inclusive colocar seus próprios filhos em escolas públicas. E faz sentido. O Brasil tem capacidade para melhorar MUITO a educação. Ela é a base. Se fosse de excelência aqui, poderia formar gênios. Muito brasileiro tem capacidade para se tornar isto, mesmo. O que falta é incentivo. Nosso país seria de excelência mundial e super avançado. Já pensou? Inteligência leva à riqueza sem a justiça atazanando o juízo.
       Finalizando, peço que pesquise sobre os candidatos em quem vai votar. Vale realmente a pena votar nesse tal candidato? Reflita. Você constrói o Brasil e VOCÊ paga o salário daqueles que te representam o país (os políticos). E não se esqueça que não vai adiantar votar em um presidente ou governador de um partido e senador ou deputado da oposição, já que obviamente vão se opor e ninguém vai conseguir fazer nada pelo país. O meu recado está dado. Agora cabe a você decidir o futuro desta nação.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Anjo de Lupo


       Agora, apresento-lhes um livro fantástico. Não só por ser uma ficção fantástica, mas também por ser esplêndido. Me surpreendi com esse livro. Ele é bem diferente dos livros normais, apesar de possuir um romance e vilões. Chama-se  Anjo de Lupo, foi escrito por Rafaela M. Menezes (@anjodelupo) e faz parte da Trilogia Anjo de Lupo.
       Lupo havia cometido o maior erro de sua vida. E Cris não a perdoara. Dias de depressão se passaram até que sua mãe decide mudar-se de cidade e casa. Para Lupo, mais dias como aqueles viriam. Ela mal sabia que iriam piorar drasticamente. Inesperadamente aquele cara que viu em frente a sua casa se torna essencial em sua vida. Sírius. Um jovem comum, à primeira vista. Se apaixonam. Erro? Talvez. Ele prometeu que nunca iria deixá-la. Ela percebeu que não conseguiria viver sem ele. Um romance começa.
       Felicidade total eternamente até o fim da eternidade. Éerr.. Não. Em contra partida à felicidade dos dois, Lótus aparece. Uma verdade é revelada, ou quase. Sírius acaba revelando o que realmente é. Um anjo. O anjo de Lupo, seu guardião. Apesar disso, um namoro se inicia aí. Rigel, um cara sádico e psicopata, aparece para acabar com a felicidade do casal. Por pura vontade de ver infelicidade e dor profunda. Mais anjos aparecem. A vida de Lupo vira de cabeça para baixo. O que mais acontece? Lerás. ;D Mas posso adiantar que muitas intrigas, "mortes" e mortes acontecem. Nessa incrível história sobre anjos, demônios e anjos precoces, muita emoção aguarda ao leitor.
"Acabou a era das mocinhas que vencem no final. Os bons também perdem." - Stephanie Santana.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Simplismente nada demais .

Difícil entender o mundo ou a mim mesma. Às vezes chego a imaginar todo o mundo apenas nas paginas de um livro ou nos sons de uma melodia. Cheia de vícios. É o que posso falar de mim. Aqui divulgarei livros, coisas do tipo e reflexões. Pouca coisa numa primeira postagem, não é mesmo? Eu sei. Porém, é tudo que acho necessário dizer. Espero que goste do que posto aqui e comente, me ajudando a melhorar sempre e sempre este blog.