domingo, 3 de outubro de 2010

Livro: Sementes no Gelo


        "O homem estremeceu. Virou-se repentinamente, ainda deitado, deixando apenas os olhos espiarem o quarto pela fresta que arranjou no pesado cobertor. O som da bolinha de gude era assustador porque não deveria existir brinquedo algum ali. Não deveria existir menino tagarela nenhum em seu quarto. Não tinha filho que pudesse chamá-lo de papai. Tinha agora, ali, diante de seu olho amedrontado, uma espécie de espectro que andava, falava e saltitava amarelinha. Um fantasma que o chamava de papai."


       Esse é um trecho de um livro maravilhoso que li durante esse tempo sumida, intitulado Sementes no Gelo, escrito por André Vianco (@andrevianco ).
       Crianças fantasmas começam a atacar. Mas não a qualquer um. A quem merecia. Degolador, estupradores, exploradora de crianças e outros mais. Ao que tudo indicava, eram boazinhas. Pelo menos enquanto alguém não os irritasse.
       Tânio é um detetive que se vê diante de um caso aparentemente fácil de resolver e que lhe ajudaria a pagar algumas das suas contas do mês. Sua amiga, a qual há muito tempo não via, Lizete, estava sendo atormentada por uma voz infantil que a chamava de mamãe. O problema é que não tinha filhos e sabia que não estava ficando louca. Ele foi sua única esperança.
       Ele acha que é tudo armação de crianças traiçoeiras com desejo de perturbar até descobrir que Rogério, ex-marido dela, também é atormentado pela mesma voz. Até descobrir que a suposta criança, também era um fantasma. Até descobrir que haviam ligações muito maiores do que podia imaginar entre as histórias. Ligações essas que remotam a sua própia história.
       Emocionante demais. Se não me engano, ou interpretei mal, Vianco ainda aproveita a história para criticar um problema social grave: a exploração do trabalho de menores em detrimento de pessoas de má indole. E também, meio que lança uma pergunta: "Será que manter embriões não utilizados congelados é certo?", ou: "Para que mantê-los ali, quando sabe-se que serão descartados ou nunca utilizados?". Não tenho certeza quanto a se essas são idéias que ele realmente quis passar, mas foi o que entendi. Simplismente achei perfeito. Indico para quem gosta de mistério, aventura e coisas sobrenaturais consistentes, ou melhor, que não sejam "sem pé nem cabeça".

Imagens : no google.
Texto: Stephanie S.

3 comentários:

  1. Que notável coincidência , li em agosto este maravilhoso livro.

    Pelo menos nisso, nós estamos, absolutamente de acordo, é sensacional.

    Aqui no Rio, muitos amigos já leram , tanto que me recomendaram.

    Parabéns!

    Na oportunidade convido você para conhecer meu blog de humor: "HUMOR EM TEXTO".

    São crônicas ilustradas e que espero você goste.

    A crônica desta semana é : INIMIGOS CORDIAIS.

    Posso esperar?

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  2. Perdão a demora para responder =/

    Que bom que gostou. Muito obrigada pelo elogio.

    Irei conhecer seu blog sim!

    Abraço o/

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    eu li Os sete e setimo, gostei muuuuito do enredo, dos personagens e tal, mas n sei pq mais eu detestei a forma como foi escrita.As falas sao mt mao formadas =/
    Agora que li teu enredo desse sementes do gelo fikei mt curiosa em ler esse livro, parece legal mesmo.

    Vai pra minha lista ^^

    :*
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir