domingo, 29 de agosto de 2010

Crazy - Simple Plan


       Numa sociedade em que a ideia de liberdade é tão grande, me impressiona como existem tantos meios de conscientização e abertura de mentes e tão pouca gente de pensamento livre. Boa parte da população humana vive sob manipulação intensa, até mesmo aqueles de mente aberta. Se você quer ser assim, tem que fazer isso e aquilo, não pode gostar disso, e blá, blá, blá. Quem não segue a maioria pode acabar sofrendo uma discriminação negativa(esta aparecendo de várias formas).
       Me chamou atenção a música Crazy, de Simple Plan(quem não conhece pode escutar clicando aqui). A música faz uma crítica à sociedade, como as pessoas dão maior importância ao dinheiro e à beleza, coisas fúteis e sem sentido, levando ao egoísmo. A seguir partes da letra traduzida e minha opinião quanto:
Me diga o que há de errado com a sociedade
Quando em todos lugares que eu olho eu vejo
Garotas morrendo para estar na TV
Elas não pararão até
Terem alcançado seus sonhos
Pílulas para emagrecer, cirurgias
Fotos editadas para as revistas
Dizendo a elas como elas devem ser
Isso não faz sentido para mim
       É interessante a parte das fotos editadas, porque é justamente isso que acontece. Mulheres, principalmente, de todas as idades se prendem à uma ditadura estética. Padrões são estabelecidos para que as pessoas sejam de um jeito e de outro, explícita e implícitamente. E fotos editadas, modificando formas de corpo e rosto, retirando mínimas imperfeições, são ditas como estes. E a maioria aceita esse absurdo, mesmo sabendo que é impossível, ou quase, se tornar daquele jeito(até mesmo para pessoas "ricas, famosas e glamourosas").
"Ninguém se preocupa, ninguém está aqui
Eu acho que todos nós somos muito condenados ao trabalho
Dinheiro é a nossa prioridade
Isso não faz sentido pra mim"
        "O rico cada vez fica rico e o pobre cada vez fica mais pobre.E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o de baixo desce" - Xibom Bombom(As Meninas). Clássico. Desde que o mundo se entende por mundo, a ganância humana supera muita coisa. Mas isto piora cada vez mais. Como pode alguém preferir o dinheiro à qualquer outra coisa na vida? Do que adianta ter dinheiro sem possuir amigos, pessoas verdadeiras ao nosso lado? Bem, essas perguntas já são conhecidas, muitos a fazem. Mas você já parou realmente para pensar ao quê você dá mais valor? Você renega a ganância pela Ética, pela Moral, ou pela Verdade? Reflita.
       Vou parar por aqui. Vou acabar fazendo um texto massante se continuar. Digo que vale a pena ler a letra inteira e refletir sobre ela. Boa parte da humanidade ainda tem muito o quê aprender. Precisamos perceber que a liberdade está na capacidade de pensar por si, e não a partir do que outras pessoas dizem.

Créditos:
Imagem por: Stephanie Santana e Lucas Matos (Java)
Texto por: Stephanie Santana

Um comentário:

  1. Primeiro Coment é meu o/
    Concordo, a liberdade que temos é a capacidade de pensar por si. Se você é uma pessoa que vive preso as regras da sociedade ou em mandatos de outra pessoa ou mesmo se você vive pelo propósito de outra pessoa, não se considere livre, você não é. Livre é aquele que tem a capacidade de sentir, pensar e agir em sí mesmo, outras pessoas não podem criar o mundo em que VOCÊ vice, apenas VOCÊ pode.

    ResponderExcluir